Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

1. Menopausa: O que é, sintomas e tratamentos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você sabe o que é menopausa? A menopausa é uma fase natural e inevitável na vida de todas as mulheres. É um período marcado pela cessação definitiva da menstruação, resultante da diminuição da produção hormonal pelos ovários. 

Todas as mulheres nascem com uma quantidade de folículos que vão diminuindo ao longo da vida. À medida que estes folículos vão chegando ao fim, inicia-se a menopausa, indicando o fim do período reprodutivo da mulher.

É necessário entender que a mulher só estará nesta fase quando completar 12 meses sem menstruar. Antes deste período, ela estará no climatério e você entenderá a seguir a diferença desses ciclos.

Ao longo deste texto, discutiremos os sintomas comuns da menopausa, as opções de tratamento disponíveis, mudanças de estilo de vida que podem ajudar a aliviar os sintomas, além de dicas de cuidados e autocuidado durante essa fase. 

Nossa intenção é fornecer um conteúdo informativo, baseado em evidências científicas, que possa ajudar as mulheres a navegar pela menopausa de maneira mais tranquila e saudável.

2. Com qual idade começa?

"Entre o período fértil e fim deste período, a mulher passa pelo climatério, que é uma fase de transição. Ou seja, climatério e menopausa não são a mesma coisa, embora frequentemente sejam confundidos."

De acordo com o Ministério da Saúde, em geral, a menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos, sendo que no Brasil a média etária é de 51,2 anos.

Entre o período fértil e fim deste período, a mulher passa pelo climatério, que é uma fase de transição. Ou seja, climatério e menopausa não são a mesma coisa, embora frequentemente sejam confundidos.

Enquanto a menopausa refere-se especificamente à última menstruação de uma mulher, o climatério é uma etapa mais ampla que abrange todo o processo de transição hormonal que ocorre antes, durante e após a menopausa. 

É o climatério que se inicia por volta dos 45 anos, quando os ovários começam a diminuir a produção dos hormônios estrogênio e progesterona, que desempenham papéis fundamentais no ciclo menstrual e na reprodução. 

Essa diminuição hormonal pode levar a sintomas semelhantes aos da menopausa, como ondas de calor, alterações de humor, insônia, secura vaginal e diminuição da libido.

Os sintomas associados a essa fase podem ser desconfortáveis e impactar a qualidade de vida. Todavia, não se trata de uma condição médica, mas sim uma fase natural.

3. Quais são os sintomas?

Durante a menopausa, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem gradualmente, levando a uma série de mudanças físicas e emocionais. Essa transição hormonal pode causar sintomas incômodos, como ondas de calor, suores noturnos, insônia, alterações de humor, secura vaginal, ganho de peso e redução da densidade óssea.

Os principais sintomas que indicam a chegada da menopausa são:

  • Mudança de humor
  • Fadiga
  • Insônia
  • Dificuldade de concentração
  • Falta de libido
  • Alterações na pele e nas unhas
  • Mudanças na saúde óssea
  • Secura vaginal
  • Secura ocular
  • Alteração na voz
  • Mudanças na saúde oral
  • Ondas de calor
  • Suor noturno

No entanto, é importante ressaltar que cada mulher vivencia a menopausa de maneira única. Algumas podem passar por esse estágio sem maiores desconfortos, enquanto outras enfrentam desafios significativos em sua saúde e bem-estar.

4. Qual exame devo fazer?

Além de ficar atenta ao seu corpo e aos sintomas que podem indicar o climatério, é importante procurar um profissional de saúde para fazer exames que possam esclarecer se a mulher está entrando na menopausa.

Alguns exames são indicados para mostrar como estão os hormônios e a saúde da mulher, como é o caso do FSH (Hormônio Folículo-Estimulante), exame de sangue que mede a maturação dos óvulos no período fértil. 

Os valores do FSH variam de acordo com o ciclo menstrual e com a idade da mulher. Quando os valores são elevados, há indícios de que a função dos ovários está diminuindo e, com isso, a fertilidade está reduzida, o que é um dos sinais da menopausa.

Outros fatores também devem ser acompanhados através do exame de sangue, como o LH (Hormônio Luteinizante) que é  responsável pela ovulação e produção de progesterona. Assim como o FSH, os valores elevados indicam o fim do período fértil da mulher.

O exame de sangue também deve medir o estradiol que é o hormônio produzido principalmente nos tecidos ovarianos. Quando os níveis deste hormônio caem, é sinal de que a idade reprodutiva está chegando ao fim.

Os médicos pedirão também exames de ultrassonografia pélvica, ultrassonografia mamária, hemograma completo e densitometria óssea para avaliar as mudanças comuns desta fase.

5. Qual o tratamento para menopausa?

Existem várias opções de tratamento disponíveis para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

É muito importante entender que a menopausa não é uma doença, logo, não há cura. O tratamento tem como objetivo auxiliar a mulher a aliviar os sintomas.

Para ter acompanhamento médico é preciso procurar um ginecologista ou endocrinologista que irá avaliar de forma individual cada mulher e então determinar qual é a melhor abordagem.

Uma das opções mais eficazes no tratamento de menopausa é a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) que consiste na reposição de estrogênio ou em uma combinação de estrogênio e progesterona. 

A TRH pode ser administrada na forma de comprimidos, adesivos cutâneos, géis ou sprays nasais. No entanto, este tratamento requer uma avaliação individualizada.

Há outras formas de aliviar os sintomas da menopausa que podem ser estudadas com o seu médico, como a suplementação natural, medicamentos não hormonais, uso de antidepressivos ou inibidores da recaptação de serotonina, entre outros.

Não podemos esquecer que algumas mudanças no estilo de vida da mulher são essenciais para ajudá-las neste processo. Portanto, ter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente são hábitos indispensáveis para quem está no climatério ou já esteja na menopausa. 

Essas mudanças ajudam a reduzir os sintomas, como ondas de calor e alterações de humor, além de contribuir para a manutenção da saúde cardiovascular e óssea.

Precisamos falar também sobre o gerenciamento do estresse, pois ele pode agravar os sintomas. Meditação, ioga, prática de hobbies, leitura, entre outras atividades podem te ajudar nesta etapa.

Ter qualidade de sono também é importante para quem está entrando na menopausa, por isso, crie uma rotina regular para dormir bem e promover o descanso necessário para o corpo e para a mente.

No site PlenaPausa essas redes sociais. 

#menopausa

16 comentários em “1. Menopausa: O que é, sintomas e tratamentos

  1. Sandra disse:

    Amei as explicações, estou passando por este processo..

    1. Marcia Cunha disse:

      Obrigada Sandra! Toda semana temos artigos novos por aqui!

  2. Carlos disse:

    A menopausa pode causar problema de pressão alta também? É uma dúvida da esposa,

    1. Marcia Cunha disse:

      Ola Carlos, sim, as alterações de pressão podem ser decorrentes de da queda hormonal. Sugerimos uma consulta medica para avaliação.

  3. Michelly disse:

    Olá eu vou fazer 38 e já tem esse sintomas e já faz mais de 4 messes que minha menstruação não vem pode ser um começo ?

    1. Marcia Cunha disse:

      Ola Michelly, faça nossa avaliação disponível no site ajudaria entender os sintomas e relacionar com uma possível menopausa precoce. Mas também sugerimos procurar um medico para uma avaliacao e orientação.

  4. Gilmara disse:

    Olá mim chamo Gilmara tenho 46anos estou com vários desses sintomas, e não tenho menstruação a mais de 12 meses, as vezes tenho dormência , formigamento, no braço e na mão esquerda , pode ser sintomas da menopausa?

  5. Denise disse:

    Tenho uma dúvida,aos 47 anos meu ciclo começou a modificar estendendo para 5 até 7 dias,procurei uma ginecologista e ela de cara vc disse é mioma vamos retirar o útero? Assustei muito e ela perguntou está com medo ?A cirurgia é tranquila ,mas vou perdi os exames.Ela mesma que fez o ultrassom e disse que tinha muitos miomas ,que só a cirurgia resolveria .No exame de sangue o FHS está muito alto.Nao fiz a cirurgia e nem voltei nela ,os problemas diminuíram ,agora fiz 53 anos e meu ciclo está todo atrapalhado extenso , será que é o climatério dando sinal que a menopausa está chegando?

    1. Marcia Cunha disse:

      Olá Denise, pode ser sim, as irregularidades menstruais fazem parte do climatério, seria ideal retornar a outro medico e solicitar mais exames para verificar as taxas hormonais.Faca tambem a avaliacao gratuita aqui no site, voce vai entender outros sintomas tambem e a fase que esta.

  6. Sandra disse:

    A mulher perde a vontade de ter relação sexual neste período?

    1. Marcia Cunha disse:

      Ola Sandra, sim um dos sintomas é queda da libido devido a redução hormonal. A boa noticia é que pode ser contornado, atividade fisica é um otimo aliado e também nosso PlenaAtive nosso suplemento a base de maca peruana e mana cubiu, que sao estimulantes naturais, alem de melhorar sua energia!

  7. Cristina Motta de Medeiros disse:

    Quanto mais informações,melhor para qualidade de vida nessa fase que causa tanto incômodo.Grata.

    1. Marcia Cunha disse:

      Ola Cristina, com certeza, a informacao é muito importante para nossas escolhas nesta fase!! Toda semana temos artigo novo, continue aqui nos acompanhando! Abs

  8. Gracielle disse:

    Neste período e normal sentir naiseas e tonturas e ondas de calor?

  9. Tenho 48 anos
    Menstruação birregular e em quantidade extrema
    Mudanças de humor
    Irritação
    Aumento de peso
    E tontura

    1. Marcia Cunha disse:

      Ola Rosimeire, estes sintomas são muito comuns nesta fase, mas TEM solução!! Faça seu teste da menopausa e veja quais produtos serão indicados para voce, tenho certeza que te ajudará! Chega de sofrimento!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 13 =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.