Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

10 sintomas incomuns da menopausa que você nem sabia que existiam

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Há alguns sintomas incomuns na menopausa que poucas mulheres sabem relacionar o que estão sentindo com a redução hormonal por conta do avançar da idade.

Alguns sintomas se tornaram clássicos e todos sabem que eles indicam a chegada da menopausa como as ondas de calor e a secura vaginal.

Outros, porém, são menos comuns e isso dificulta o diagnóstico médico que é extremamente necessário para que essa mulher inicie um tratamento para reduzir esses sintomas tão incômodos.

Antes de listar quais são esses sintomas incomuns da menopausa, precisamos explicar porque nosso corpo fica diferente quando passamos dos 45 anos, em média, que é a idade onde a perimenopausa começa.

Mudanças hormonais que geram a menopausa

A perimenopausa, que é a fase de transição que antecede a menopausa. Nesse período, os níveis de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, começam a flutuar e, eventualmente, diminuir.

Essas mudanças hormonais são a principal razão por trás dos sintomas que podem surgir durante a perimenopausa e a menopausa. 

A menopausa é uma fase de transição natural, e compreender essas mudanças e buscar apoio médico quando necessário pode tornar essa fase mais tranquila e saudável. 

Por isso, conhecer seu corpo e analisar os sinais que ele está dando é importante para procurar um médico, apontar esses sintomas e então fazer os exames necessários para que você inicie um tratamento.

E quando falamos em tratamento, não se refere a tratar a menopausa, mas sim reduzir ao máximo os sintomas que são causados pelas alterações hormonais.

Menopausa não é doença! Tão pouco pode ser evitada, pois faz parte do processo natural na vida da mulher. Com o tratamento com um médico ginecologista ou endocrinologista é possível identificar os sintomas comuns e os sintomas incomuns da menopausa e então entrar com um tratamento para reduzi-los. 

O médico poderá orientá-la sobre as opções de tratamento, que podem incluir terapia hormonal, mudanças na dieta, suplementação, prática de exercícios físicos e técnicas de relaxamento. Saiba mais sobre tratamentos para menopausa aqui.

Conheça os sintomas incomuns da menopausa

sintomas incomuns da menopausa
Foto: Freepik

Podemos listar vários sintomas incomuns da menopausa que poucas mulheres sabem que existem e pode estar sentindo neste momento, sem nem imaginar que está ligado a esta fase da vida. Confira:

1- Coceira na pele

Comichão na perna que gera uma coceira insuportável nem sempre é associada à menopausa, mas se trata sim de um dos sintomas incomuns desta fase.

Isso acontece porque o estrogênio ajuda a deixar a pele mais lubrificada, quando esse hormônio começa a diminuir, a pele fica mais seca e desprotegida, gerando a coceira.

2- Barriga inchada

Aquela sensação de inchaço na região abdominal também é sintoma da menopausa.  O intestino é muito sensível ao estrogênio e, quando esse hormônio diminui, a velocidade de processar os alimentos também é prejudicada. Assim, a barriga fica inchada.

3- Dor nos seios

Seus seios estão mais doloridos? Mesmo quando você está fora do período pré-menstrual? Este também é um dos sintomas incomuns da menopausa e poucas mulheres sabem disso!

Chamada de mastalgia, essa sensibilidade nos seios acontece por conta das flutuações do estrogênio.

4- Tontura

Poucos médicos vão associar tonturas à menopausa, podendo até mesmo suspeitar de problemas como labirintite, por exemplo, pois é um dos sintomas incomuns da menopausa. Mas se você sente tontura com frequência e já está na idade de entrar na menopausa, procure um médico ginecologista para fazer os exames.

5- Secura nos olhos

Muitas mulheres na perimenopausa sofrem com a síndrome do olho seco, mas poucas entendem que se trata de um problema hormonal causado pela redução dos hormônios. 

6- Zumbido e alterações auditivas

Tem sons que estão te irritando e que antes você não conseguia perceber? Ouvir pessoas mastigando, respiração de outras pessoas próximas a você, o volume da televisão, entre outros passam a incomodar muito as mulheres na menopausa.

Mas não é só isso, sentir zumbido no ouvido de forma frequente também faz parte da lista de sintomas incomuns da menopausa, pois também é causado pelas mudanças na produção de hormônios pelos ovários.

7- Formigamentos

A sensação de formigamento pelo corpo, também chamada de parestesia, também pode ser confundida com muitos problemas de saúde, mas a verdadeira causa pode ser a menopausa.

Se você sente com frequência pernas, pés, braços, mãos e até mesmo as costas formigando, há grandes chances de ser um dos sintomas incomuns da menopausa te mostrando que há oscilação hormonal.

8- Suor com cheiro mais forte

Percebeu que o suor está com um cheiro mais forte? Esse sintoma está muito relacionado com os suores noturnos e nas ondas de calor. Por isso, o desodorante que você costuma usar pode parecer que não está mais funcionando. Na verdade, as mudanças hormonais estão influenciando também no odor do suor.

9- Incontinência urinária

Outro sintomas que poucas mulheres sabem que está associado à menopausa é a incontinência urinária. Esse problema vem também com uma mudança no cheiro da urina, o que incomoda e causa vergonha, mesmo que seja improvável que outras pessoas sintam o cheiro.

10- Queimação na língua

A queda dos níveis de estrogênio pode fazer com que algumas mulheres sintam a sensação de boca ardente, como se tivesse comendo pimenta. Esse é um dos sintomas incomuns da menopausa e que muitas vezes são tratadas como outras doenças, entre elas diabetes ou deficiência de B12.

Quer saber mais sobre menopausa? Então siga o PlenaPausa no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.