Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

40% das brasileiras sentem vergonha da menopausa, diz estudo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Sente vergonha da menopausa? Você não é a única, de acordo com um estudo feito no Brasil, 40% das mulheres sentem os sintomas da menopausa impactarem sua feminilidade e, por isso, elas experimentam sentimentos de vergonha durante esse período.

Os primeiros sintomas do climatério começam por volta dos 45 anos, em média, quando o corpo começa a dar sinais de que a menopausa está se aproximando. Apesar dessa idade variar bastante, há muitos mitos que envolvem a questão.

A pesquisa, feita pela Bigfral, empresa que comercializa produtos para incontinência urinária, mostra também que as mulheres não têm base de apoio em suas próprias casas para falarem sobre o assunto.

Das 2 mil entrevistadas, 1% delas preferem falar com amigas, enquanto 35% escolhem irmãs como suas confidentes quando o assunto é menopausa. Sobre o que recebem quando tratam do tema, 67% diz que se sentem compreendidas, enquanto que 35% receberam  reações negativas, como risadas, descaso e deboche.

Outro dado interessante: 65% das mulheres afirmam que só começam a conversar com outras pessoas quando começam a sentir os primeiros sintomas da menopausa, geralmente quando ela já parou, o que significa que não têm conhecimento prévio para procurar ajuda antecipadamente.

Como parar de sentir vergonha da menopausa?

Se você faz parte da lista de mulheres que sentem vergonha da menopausa, nós do PlenaPausa temos algumas dicas para passar.

A primeira delas é entender que a menopausa não é o fim da sua vida, apenas uma fase natural que todas as mulheres passarão. Quer sejam mais cedo, ou mais tarde.

O climatério trará sintomas causados pelas mudanças hormonais que são comuns a medida que as atividades dos ovários na produção de estrogênio e progesterona vão reduzindo.

Sintomas como ondas de calor, mudanças na pele, suores noturno, mudanças de humor, incontinência urinária, secura vaginal, entre outros poderão surgir em algum grau. Cada mulher vivencia o climatério e a menopausa de uma forma diferente.

Sabendo disso, você pode tomar algumas medidas simples para não sentir mais vergonha da menopausa. Confira:

Educação

Aprender sobre o assunto vai te ajudar a perder a vergonha da menopausa. Converse com profissionais de saúde, leia livros ou artigos confiáveis para entender melhor o que está acontecendo com seu corpo. Quer uma dica bônus? Aqui no blog da PlenaPausa nós te contamos tudo o que você precisa saber sobre climatério e menopausa!

Converse com outras mulheres

Compartilhar experiências com amigas ou participar de grupos de apoio pode ajudar a perceber que você não está sozinha nessa fase da vida. Amigas, vizinhas, parentes, colegas do trabalho, todas as mulheres passarão por essa fase e precisam começar a falar sobre este assunto.

Autoaceitação

Entenda que não há motivos para ter vergonha da menopausa. Ela é uma parte natural do envelhecimento feminino. Trabalhe para aceitar e abraçar essa nova fase da vida, valorizando as mudanças positivas que ela pode trazer.

Cuide de si mesma

Priorize seu bem-estar físico e emocional. Exercícios, alimentação saudável e práticas de relaxamento podem ajudar a reduzir os sintomas e a melhorar sua autoestima.

Busque ajuda profissional

Se os sentimentos de vergonha da menopausa estão afetando significativamente sua vida, considerar a terapia pode ser benéfico para lidar com essas emoções.

Procure tratamento

Se a vergonha da menopausa está relacionada aos sintomas do climatério, a melhor forma de melhorar isso é procurar pelo tratamento. Converse com um ginecologista ou endocrinologista e faça os exames para encontrar as melhores indicações. Além disso, você também pode conhecer os produtos PlenaPausa que são suplementos capazes de reduzir os sintomas mais incômodos desse período.

Menopausa: Sintoma nenhum pode te parar!

Foto: Freepik

Nada de sentir vergonha da menopausa! Aqui na PlenaPausa nosso slogan é: menopausa é uma vírgula e não um ponto final.

Nem mesmo os sintomas, que muitas vezes são incômodos, podem te parar, pois em um mundo moderno repleto de avanços médicos, a compreensão e o tratamento da menopausa evoluíram muito.

Não apenas existem opções terapêuticas além da terapia hormonal, mas também uma compreensão mais profunda dos desafios e das oportunidades que essa fase oferece. 

Então, este é um momento em que as mulheres podem explorar a diversidade de tratamentos alternativos, desde mudanças no estilo de vida até terapias complementares, que permitem gerenciar os sintomas de forma mais personalizada.

A menopausa, longe de ser uma desvantagem, é uma passagem para uma nova era de autodescoberta e crescimento pessoal. Ao invés de sentir vergonha da menopausa ou se sentir desencorajada por suas manifestações físicas e emocionais, as mulheres têm a oportunidade de se reinventarem, redescobrirem suas prioridades e abraçarem a si mesmas com uma nova compreensão e compaixão. Siga o PlenaPausa pelas redes sociais e se mantenha atualizada sobre esse assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + dois =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.