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Ansiedade e depressão na Menopausa

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SINTOMAS EMOCIONAIS DA MENOPAUSA

“Segundo avaliação da Plenapausa, 83% das mulheres alegam ansiedade e depressão como os sintomas emocionais que mais as incomodam na fase da menopausa.”

MENOPAUSA E SAÚDE MENTAL:

A menopausa não é somente uma fase de transformações biológicas na vida das mulheres. Ela também causa modificações psicológicas variadas, as quais podem impactar o comportamento e o bem-estar. A saúde mental das mulheres que estão na fase do climatério e menopausa é de fato afetada, de diversas formas. Uma vez que a mulher que era ativa, começa se sentir cansada e indisposta, já que as noites de sono não são mais de qualidade como antes… Sem contar os sintomas físicos que são muito desagradáveis, com isso o bem-estar se torna cada vez mais afetado.

Os sintomas emocionais da menopausa, na maioria das vezes incomoda mais que os sintomas físicos. São eles: Ansiedade, depressão, insônia, falta de libido, falta de concentração, falta de disposição, entre outros. Porém em nossa avaliação onde mais de 3500 mulheres foram avaliadas, a maior parte delas relatam sensações de ansiedade e depressão nesta fase. Se você ainda não fez a nossa avaliação, faça agora mesmo: (link da avaliação)

3 Dicas para melhorar sua saúde mental na menopausa?

Para se ter mais qualidade de vida e bem-estar nesta fase:

  1. O primeiro passo, é buscar o autoconhecimento. Entendendo os sintomas e onde estes sinais estão te afetando, para então procurar a melhor solução, junto com um médico.
  2. O segundo passo é o autocuidado, tratar os sintomas com a estratégia mais adequada, praticar atividades físicas que proporcionem mais saúde e qualidade de vida.
  3. O terceiro e último passo, é conversar sobre a menopausa. Falar com a família, chamar as amigas da mesma faixa etária para este papo, incluir as mulheres mais jovens nesta roda também. Afinal, elas vão chegar lá e seria ótimo se elas pudessem enfrentar essa jornada com mais informação e naturalidade, diferente de como muitas de nós, das nossas mães, tias e avós passaram.

Lidando com a ansiedade de maneira natural:

Lidar com a ansiedade de maneira natural, não é nada fácil! Mas nós, sabemos que não é impossível e por isso, compartilhamos com milhares de mulheres diariamente dicas de como lidar com a ansiedade e todos os outros sintomas da menopausa.

Veja também nossos posts especiais da semana da Ansiedade em nosso Instagram: (link para post do Instagram)

Vamos aprender lidar com a Ansiedade de maneira simples e natural?

1. Procure organizar sua rotina diariamente:

A organização é a maior inimiga da ansiedade. Quando deixamos tudo organizado, sabendo exatamente o que temos de executar e onde procurar, tudo fica mais tranquilo. Caso contrário, você vai se sentir no meio de uma pilha de coisas para fazer que podem tomar proporções assustadoras, muito maiores do que realmente são. Procure colocar as coisas num papel ou cronograma para enxergar o tamanho real de seus afazeres.

2. Invista no autoconhecimento:

Somos muito parecidos em muitas coisas, mas cada pessoa tem sua própria maneira de pensar e agir. Portanto, conhecer-se é fundamental. Não se espelhe nos outros para saber o que fazer. Olhe para si mesmo e aprenda sua própria maneira de reagir e lidar com as coisas.

3. Procure entender seus pensamentos e sentimentos:

Conversar consigo mesmo é um bom exercício. Sempre que sentir algo, procure entender o que originou aquele sentimento ou pensamento, para identificar quais as coisas relacionadas com tal estado emocional. Entretanto, não fique se cobrando ou questionando o tempo todo sobre o que está sentindo, para não racionalizar demais as emoções. Deve haver um equilíbrio entre querer se entender e se questionar.

4. Não se exija tanto assim:

Ainda na linha das percepções sobre si mesmo, tome cuidado para não se cobrar demais. Cada um de nós possui um tempo próprio de desenvolvimento pessoal. É importante sim estarmos atentos às nossas atitudes e nos cobrarmos certas posturas de vez em quando, mas noutros momentos, é preciso relaxar, aceitar quem somos e onde estamos e entendermos que aquela situação vai passar e que você está fazendo o suficiente para isso. Não se cobre tanto, apenas aja em prol de você mesmo.

5. Não esqueça das atividades físicas:

Encontre a sua atividade física preferida e pratique-a para aumentar a saúde do seu corpo e o seu bem-estar. Os exercícios ajudam no controle da ansiedade, pois auxiliam na liberação da tensão acumulada, proporcionando mais relaxamento e ritmos cardíacos mais brandos na hora de repouso.

Atividade física, sintomas emocionais e menopausa

“Em uma palavra, qual sentimento te descreve logo após a prática de atividade física? Bem provavelmente, o termo “feliz” será um dos campeões. E não é por acaso, pois ao movimentar o corpo, você libera substâncias que são capazes de melhorar o seu bem-estar.”

Confira algumas atividades que podem te ajudar nesta fase e MUITO!

  • Meditação;
  • Caminhada;
  • Correr;
  • Andar de bicicleta;
  • Ioga;
  • Natação;
  • Pilates;
  • Dança;
  • Body Combat;
  •  Zumba.

**CUIDE-SE!
É importante ressaltar que cuidar desses sintomas, é uma jornada que começa antes que a menopausa chegue, é de extrema importância estar com o emocional equilibrado para que esses sintomas não se agravem.

Existem diversas maneiras de cuidar e aliviar os sintomas da ansiedade, e nós vamos te ajudar!
ATENÇÃO!!! **Aproveite nosso aplicativo com: atividades físicas, video aulas, acesso a especialistas, lembretes de exames, diário de sintomas – clique AQUI e baixe!!!

** Confira essa matéria super interessante em que colaboramos com informações e dados!! Clique AQUI e aproveite!! Portal: Diário do Sudoeste

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