Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

1. Climatério: O que é, idade e sintomas 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você sabe o que é climatério, qual é a idade que ele começa, seus sintomas e tratamentos? Nós vamos falar sobre todos esses pontos neste artigo.

Toda mulher precisa entender que este é o período que, muitas vezes, fica marcado por uma série de mudanças físicas e emocionais, trazendo incertezas e desconhecimento. Ainda assim, é um processo natural caracterizado pela redução na produção dos hormônios estrogênio e progesterona.

Esses hormônios influenciam no corpo e na mente, portanto, entender o que está acontecendo dentro de você é fundamental para enfrentar essa etapa com maior tranquilidade e bem-estar.

A seguir, você conseguirá entender ao certo o que é, como descobrir se você está e se existe tratamento para o climatério.

O que é o climatério?

O climatério é uma fase de transição que ocorre na vida das mulheres, caracterizada pelo declínio gradual da produção hormonal pelos ovários. É um processo natural que marca o fim da fase reprodutiva e pode se estender por vários anos. 

Durante essa fase, ocorrem alterações hormonais significativas, afetando diversos sistemas do corpo feminino e dando origem a uma série de sintomas físicos e emocionais.

Embora os termos “climatério” e “menopausa” sejam frequentemente usados como sinônimos, eles se referem a estágios diferentes.

O primeiro representa a fase de transição entre a fase reprodutiva e o fim dela. Ou seja, é necessa etapa que o corpo da mulher vai perdendo a capacidade de produção de óvulos, passa pela menopausa e pelo pós-menopausa.

A menopausa, por sua vez, é o momento específico em que uma mulher experimenta a interrupção definitiva da menstruação. A mulher só estará definitivamente na menopausa  após um ano completo sem a ocorrência de menstruação, enquanto isso, a fase que ela se encontra é chamada de perimenopausa.

Ou seja, o climatério compreende ao período da perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

A idade em que o climatério começa

Não existe uma idade exata para o início do climatério, pois cada mulher é única e o tempo de transição pode variar. No entanto, em média, o climatério costuma começar entre os 45 e 55 anos. 

É importante ressaltar que o climatério não acontece de forma repentina, mas sim gradualmente, à medida que os níveis hormonais começam a flutuar e diminuir.

A duração do climatério é longa, podendo durar até dez anos. Mas esse período depende de vários fatores, incluindo a genética da mulher. 

Entenda que algumas mulheres podem passar por esta fase sem grandes complicações, enquanto outras podem experimentar sintomas mais intensos e prolongados.

Sintomas do climatério

Durante o climatério, as mulheres podem sentir uma variedade de sintomas, que podem variar em intensidade e duração. Alguns dos sintomas comuns do climatério incluem:

  • Fogachos e suores noturnos – episódios súbitos de calor intenso, acompanhados de transpiração excessiva, que podem ocorrer durante o dia ou à noite, afetando a qualidade do sono.
  • Alterações no padrão menstrual – Irregularidade nos ciclos menstruais, com a ocorrência de períodos mais curtos, mais longos ou ausência de menstruação.
  • Alterações de humor – Oscilações emocionais, irritabilidade, ansiedade e depressão podem ser experimentadas durante o climatério, devido às mudanças hormonais e às adaptações psicológicas necessárias nesse período.
  • Secura vaginal – Diminuição da lubrificação vaginal, o que pode causar desconforto durante a relação sexual.
  • Alterações no sono – Dificuldades para dormir, insônia ou despertar frequente durante a noite.
  • Alterações no metabolismo – O climatério também pode estar associado a mudanças no peso corporal, ganho de gordura abdominal e diminuição da massa muscular.

Como você pode ver, são os mesmos sintomas da menopausa, pois são situações geradas em decorrência das alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher.

Por isso, é essencial que as mulheres compreendam que o climatério faz parte do ciclo de vida feminino e que diante dos primeiros sintomas é necessário procurar por um médico.

A orientação profissional é fundamental para obter o suporte necessário. Um médico ginecologista ou endocrinologista poderá oferecer informações, orientações e opções de tratamento adequadas, ajudando a mulher a passar pelo climatério sem desconforto.

O tratamento para o climatério pode variar de acordo com os sintomas e as necessidades individuais de cada mulher. Assim, apenas o médico poderá te orientar quanto a isso.

Comumente, tanto o climatério, quanto a menopausa, são tratados através da Terapia de Reposição Hormonal (TRH), com medicamentos não hormonais (Conheça nosso KITPLENAPAUSA) e com mudanças no estilo de vida. 

** Descubra se você esta no climatério AQUI**
** Leia também esta matéria no Portal Vírgula: MENOPAUSA É DISCUTIDA POR LUANA PIOVANI, ANGÉLICA E MICHELE OBAMA – clique e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + seis =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.