Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Como dormir melhor na menopausa? 5 dicas essenciais

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

De acordo com uma pesquisa realizada pela PlenaPausa, 84% das mulheres sofrem com dificuldades para dormir, pensando nelas, preparamos dicas de como dormir melhor na menopausa.

Talvez você esteja neste grupo e ainda esteja no climatério, isto é, uma fase de transição entre o período fértil da mulher e o fim da vida reprodutiva. Muitos sintomas como a insônia começam na perimenopausa e podem durar até o pós-menopausa.

Por isso, conhecer o seu corpo, entender o que está acontecendo e saber como controlar a falta de sono é essencial para que você viva bem e tenha uma melhor qualidade de vida.

Por que a menopausa causa insônia?

Durante a menopausa, ocorre uma diminuição significativa dos hormônios sexuais, principalmente o estrogênio. Essa diminuição afeta diretamente a regulação do sono, visto que o estrogênio desempenha um papel fundamental na regulação do ciclo sono-vigília. Essa é uma das razões pelas quais tantas mulheres enfrentam dificuldades para dormir durante essa fase da vida.

A Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo destaca que o desequilíbrio hormonal durante esse período pode desencadear problemas como insônia, perturbações no sono e até mesmo alterações de humor.

O desequilíbrio hormonal, principalmente a diminuição dos níveis de estrogênio, está intimamente ligado à qualidade do sono durante a menopausa. É por isso que tantas mulheres buscam formas de como dormir melhor na menopausa.

Os sintomas como ondas de calor e suores noturnos, frequentes durante a menopausa, também contribuem para a insônia. Esses episódios podem ocorrer repentinamente durante a noite, despertando a pessoa e interrompendo o ciclo de sono, resultando em noites fragmentadas e cansaço durante o dia.

Além disso, as alterações hormonais podem desencadear desequilíbrios emocionais, como ansiedade e até mesmo depressão que, por sua vez, impactam negativamente a qualidade do sono. É um ciclo complexo no qual os sintomas físicos e emocionais se entrelaçam, impactando diretamente o descanso noturno das mulheres.

Essa relação entre desequilíbrio hormonal, sintomas físicos e emocionais durante a menopausa evidencia a importância de adotar estratégias específicas para promover um sono mais tranquilo e restaurador nessa fase da vida. A busca por maneiras de melhorar o sono na menopausa é fundamental para o bem-estar geral e a saúde das mulheres durante essa transição.

Portanto, saber como dormir melhor na menopausa vai te ajudar a ter noites tranquilas, reduzir a insônia e conseguir chegar ao sono reparador para poder realizar suas atividades no dia seguinte.

5 dicas para dormir melhor na menopausa

A higiene do sono desempenha um papel fundamental para prevenir a insônia crônica durante a menopausa, sendo assim, adotar práticas saudáveis pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. 

Para te ajudar nesta etapa, vamos explorar estratégias adicionais e eficazes para lidar com a insônia e assim te ajudar a dormir melhor na menopausa:

1- Não coma depois das 20h

Fazer a última refeição até oito horas da noite, vai te ajudar a dormir melhor na menopausa. Para tanto, passe a optar por pratos leves e de fácil digestão.

2- Não faça exercícios intensos a noite

Evitar exercícios físicos intensos após as seis da tarde para não desregular o relógio biológico também é outra dica para mulheres na menopausa. As atividades físicas intensas podem te deixar desperta e o ideal é levar o seu corpo a atingir um estado de sono.

3- Desligue os eletrônicos

Manter o ambiente escuro para estimular a produção de melatonina, o hormônio do sono, é outra dica essencial para quem quer dormir melhor na menopausa. Portanto, comece a adotar o hábito de realizar atividades relaxantes fora do quarto, como ouvir música ou assistir TV, antes de ir para a cama.

4- Vá para a cama apenas quando sentir sono 

Ficar mexendo no celular ou virar de um lado para o outro pode aumentar a sua ansiedade. Sendo assim, comece a ir para a cama apenas quando estiver com sono e pronta para dormir.

5- Suplemento para melhorar a qualidade do sono

Ciente de que a menopausa causa problemas para dormir, a PlenaPausa desenvolveu um produto para auxiliar mulheres que sofrem com a insônia.

Nosso produto tem como elementos principais o magnésio e o triptofano que, combinados, auxiliam a melhorar o sono, melhorar a disposição matinal, melhorar o humor, a aliviar a ansiedade e a potencializar a sensação de bem-estar.

Conheça mais sobre o PlenaLuna aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.