Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Como saber se entrei na menopausa? Dicas rápidas para mulheres com mais de 40

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Está sentindo mudanças no seu corpo e se perguntando: como saber se entrei na menopausa? Este artigo é pra você! Mulheres com mais de 40 anos enfrentam dúvidas e incertezas ao perceberem diferenças físicas e emocionais com o avançar da idade.

Se questionar se são sinais da menopausa é muito comum, até porque estamos diante de um assunto que ainda é um tabu na vida de muitas mulheres. O que você precisa entender é que compreender esse processo natural é essencial para lidar de forma saudável e informada com essa fase da vida.

Para te ajudar com dicas rápidas, vamos falar não apenas como identificar os sinais da menopausa, mas também como um teste online oferecido pela PlenaPausa pode fornecer respostas precisas para você.

Menopausa ou climatério?

Como saber se entrei na menopausa é a sua maior dúvida neste momento, não é? Mas vamos te ensinar que a menopausa é uma das fases do climatério. Ou seja, as diferenças que você tem percebido pode indicar uma das fases deste período que compreende  três etapas: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

A confusão entre os termos “menopausa” e “climatério” é comum, mas compreender suas distinções é fundamental para todas as mulheres, principalmente para quem se pergunta como saber se entrei na menopausa?

Enquanto a menopausa é o evento específico de cessação dos ciclos menstruais, o climatério abrange o período mais amplo que precede a menopausa.

Por definição, a menopausa marca o  encerramento do período reprodutivo feminino, é alcançada quando uma mulher não menstrua por 12 meses consecutivos.

Antes disso, porém, a mulher passa pelo climatério que tem início por volta dos 40 anos. É a chegada da perimenopausa que você consegue perceber várias mudanças e passa a se perguntar: “Como saber se estou na menopausa?” ou “será que já estou na menopausa?”.

Sintomas como irregularidade menstrual, alterações de humor e ondas de calor são os mais comuns, mas não são os únicos. Neste artigo você encontrará os sintomas mais frequentes e aqui você lerá sobre sintomas incomuns.

Como saber se entrei na menopausa pelos sintomas?

Como saber se entrei na menopausa
Foto: Freepik

Os sintomas associados à menopausa variam de mulher para mulher, mas muitos estão vinculados à diminuição dos níveis de estrogênio. Ondas de calor, alterações de humor, secura vaginal, insônia e diminuição da libido são apenas alguns exemplos. 

A identificação dos sinais indicativos de que uma mulher está ingressando na menopausa pode ser inicialmente sutil, mas esses indicadores se tornam mais evidentes com o tempo.

Se você tem mais de 40 anos e se pergunta como saber se estou na menopausa, é importante começar a escrever os sintomas ou sinais incomuns que estão surgindo.

Mas não se atente apenas aos sinais visíveis no seu corpo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo PlenaPausa, cansaço e pouca energia é um sintoma comum para 90% das brasileiras que foram ouvidas. 

Outros sintomas que se sobressaíram neste estudo foram: alterações de humor (89%), depressão e/ou ansiedade (84%), dificuldades para dormir (84%), falta de libido (81%) e dores nas articulações/ dores musculares (79%). Ou seja, os sintomas emocionais e mentais estão muito mais presentes nas mulheres do Brasil.

Teste online – como saber se entrei na menopausa

O corpo mudando, as emoções turbulentas e poucas informações disponíveis que possa realmente responder se você está ou não na menopausa.

Para ajudar mulheres que também querem saber se entraram ou não na menopausa, desenvolvemos a ferramenta mais acessível e totalmente gratuita disponível no Brasil.

O teste online oferecido pela PlenaPausa foi baseado no Índice Menopausal de Kupperman, um questionário  reconhecido na avaliação clínica da sintomatologia da menopausa. 

Em  questão de minutos, as mulheres podem responder a perguntas sobre seus sintomas, recebendo uma avaliação detalhada do estágio atual da menopausa.  Esse conhecimento é vital não apenas para compreender a própria condição, mas também para identificar estratégias eficazes de alívio dos sintomas.

Se nos últimos tempos você andou se perguntando “como saber se entrei na menopausa”, nosso teste te dará a resposta certa e você poderá entender de uma vez por todas em qual fase do climatério você se encontra.

O melhor de tudo é que você pode anotar o resultado e levar para o médico, ginecologista ou endocrinologista, que poderá te pedir exames para confirmar a fase que você se encontra. Faça o teste agora!

E não podemos deixar de dizer que as fases do climatério duram vários anos e que a mulher pode se sentir bem e segura durante todo este período. Para resolver os sintomas e oferecer melhor qualidade de vida, nós também desenvolvemos produtos que vão te auxiliar no alívio dos sintomas. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.