Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Entenda a diferença entre climatério e menopausa para nunca mais esquecer!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma pesquisa realizada no Brasil mostra que muitas mulheres não sabem dizer qual é a diferença entre climatério e menopausa. De fato, o assunto não é conversado e faz parte de um dos muitos tabus que a sociedade brasileira mantém.

A LLYC Brasil fez o levantamento chamado ” Menopausa e Climatério: Um olhar sobre a representatividade feminina, nele,  50% das respondentes sabem a diferença entre a menopausa e o climatério, entretanto 30,5% têm uma ideia e 21,2% não sabem. 

“Esse dado chama atenção, pois a informação e a conscientização sobre a própria saúde são extremamente relevantes no entendimento e identificação de sintomas e na busca por cuidados específicos”, avalia Giuliana Gregori, diretora do núcleo de Healthcare e Advocacy da LLYC Brasil.

A PlenaPausa surgiu exatamente para ensinar e tirar as dúvidas das mulheres sobre os assuntos relacionados à fase da vida. Nosso objetivo é oferecer informações para ajudar a mulher que está em qualquer uma das fases e também a entender a diferença entre climatério e menopausa.

Existe diferença entre climatério e menopausa?

Se você está no grupo das mulheres que não sabem exatamente qual é a diferença entre climatério e menopausa, nós vamos te ajudar e entender melhor essa questão. Depois da nossa explicação, você nunca mais irá errar!

O climatério é todo o período de transição entre a vida fértil e o fim dela. Ele começa alguns anos antes da menopausa e pode durar vários anos após a última menstruação. 

Durante o climatério, os níveis hormonais, principalmente de estrogênio, começam a flutuar e diminuir, levando a sintomas como ondas de calor, alterações de humor, insônia, entre outros.

Estes também são os sintomas mais comuns da menopausa, mas a menopausa só é caracterizada após 12 meses seguidos em que a mulher não menstrua mais.

Em resumo, o climatério é o período de transição, enquanto que a menopausa é o final da vida fértil, quando não há mais produção de óvulos pelos ovários.

Essa é a grande diferença entre climatério e menopausa e, agora, quando te perguntarem sobre o assunto você poderá responder sem erro!

Quais são as fases do climatério

A menopausa no Brasil geralmente ocorre por volta dos 45-55 anos de idade, mas pode variar em cada pessoa. Assim, podemos dizer que o climatério começa anos antes e termina anos depois da menopausa.

Dentro do climatério a mulher passa por três fases:

Pré-menopausa

A pré-menopausa é a fase que marca o início da transição para a menopausa. Durante este período, os níveis hormonais começam a flutuar, e os ciclos menstruais podem se tornar irregulares. Isso pode resultar em sintomas como ondas de calor, alterações de humor, problemas de sono e alterações na libido.

Perimenopausa

A perimenopausa é a fase que precede diretamente a menopausa. Neste período, os ovários começam a produzir menos estrogênio, levando a uma diminuição gradual da fertilidade. Os sintomas podem se intensificar, e as irregularidades menstruais podem se tornar mais pronunciadas. Algumas mulheres podem experimentar sintomas mais severos nesta fase.

Pós-menopausa

A pós-menopausa começa um ano após a última menstruação. Nesta fase, os níveis hormonais tendem a se estabilizar em níveis mais baixos. Muitos dos sintomas intensos do climatério podem diminuir, embora algumas mulheres ainda possam experimentar sintomas como ressecamento vaginal, alterações de humor ou problemas de sono.

Como saber qual fase do climatério estou?

A melhor forma de descobrir qual é a fase do climatério você está é ficar de olho nos sinais do seu próprio corpo. Mudanças de humor, suores noturnos, problemas oculares, fadiga, ondas de calor, entre tantos outros sintomas indicam que a menopausa está se aproximando.

Outra forma de saber como anda a sua saúde, é consultar um ginecologista ou endocrinologista que poderá solicitar os exames necessários para identificar se você está próximo da menopausa ou já está nesta fase.

Mantenha em dia os exames de sangue para medir os níveis hormonais, eles ajudarão o médico a  determinar a fase do climatério em que você se encontra.

A diferença entre climatério e menopausa também pode impactar o grau de sintomas, por isso, a PlenaPausa desenvolveu um teste online totalmente científico que tem como objetivo ajudar a mulher a identificar a fase que ela está e já procurar ajuda médica para focar no tratamento dos sintomas.

Sim, apenas os sintomas do climatério e da menopausa são tratados e você conta com a nossa linha de suplementos para te ajudar em todas as fases. Saiba mais aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.