Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Quem está na menopausa pode engravidar?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

1. Quem esta na menopausa pode engravidar?

Você sabia que quem está na menopausa pode engravidar? Há muitas dúvidas sobre a relação entre a menopausa e a infertilidade, mas há casos raros onde, mesmo com baixa ovulação, a mulher acaba engravidando na menopausa.

Um exemplo dessa possibilidade é a atriz Yohama Eshima, 35 anos, que teve menopausa precoce e mesmo assim gerou o pequeno Tom, que nasceu em setembro de 2020.

Yohama contou à Patrícia Kogut, do jornal O Globo, que foi diagnosticada com menopausa precoce aos 27 anos quando sua menstruação começou a atrasar. Ela apresentou outros sintomas como ondas de calor, baixa libido e outros e então o médico fechou o diagnóstico: não produzia mais óvulos.

Ela sempre teve o desejo de engravidar e, ao ouvir do médico que não era possível engravidar na menopausa, ela resolveu investir na sua saúde física e mental e se preparar para viver o sonho.

“Passei a me alimentar melhor e a me exercitar. Sou budista, fiz minhas orações. Recorri a terapias alternativas também. Nada químico. Em cinco meses, engravidei. Não sei te explicar cientificamente como”, contou.

Outra artista que prova que quem está na menopausa pode engravidar é a atriz Cláudia Raia que teve seu terceiro filho aos 55 anos, depois de ter entrado na menopausa.

A história de Cláudia é atípica: engravidar naturalmente após os 50 anos depois de ter entrado na menopausa. Segundo ela, sua mãe viveu o mesmo quando, aos 45 anos, ficou grávida dela.

2. Por que quem está na menopausa pode engravidar?

Durante a menopausa, os ovários param de liberar óvulos mensalmente, e a produção de hormônios como o estrogênio diminui significativamente. Sem a liberação regular de óvulos, não há possibilidade de fertilização e gravidez.

No entanto, é importante mencionar que a perimenopausa, que é o período que antecede a menopausa, pode ser caracterizada por flutuações hormonais e ciclos menstruais irregulares. Durante essa fase, ainda é possível ocorrer a ovulação.

Mulheres que estão na menopausa e desejam engravidar precisam consultar um médico e fazer os exames que possam confirmar se há óvulos disponíveis. Em muitos casos, procedimentos como a fertilização in vitro são os mais indicados, pois conseguem estimular a ovulação e fazer a produção de embriões.

O acompanhamento médico é indicado até mesmo para avaliar a qualidade dos óvulos e da saúde da mulher como um todo, pois as mudanças hormonais não afetam apenas a fertilidade, mas o corpo e mente.

O profissional de saúde poderá te acompanhar e responder todas as dúvidas sobre se quem está na menopausa pode engravidar ou não, avaliando caso por caso. 

3.É raro, mas gravidez na menopausa acontece sim!

Cientificamente, só é possível engravidar no período pré-menopausa, durante o estágio conhecido como perimenopausa.

Nesta fase, os ciclos menstruais podem se tornar irregulares, e pode ocorrer a liberação ocasional de óvulos. Essa irregularidade hormonal e ovulatória torna possível a gravidez.

Enquanto a menstruação não cessa completamente, a possibilidade de gravidez ainda existe. Vale lembrar que a mulher só estará na menopausa após 12 meses consecutivos sem menstruação.

Durante a fase de transição para a menopausa, é possível que as mulheres ainda estejam ovulando e possam engravidar naturalmente, sem a necessidade de procedimentos como a fertilização in vitro.

Mas há casos raros como o que aconteceu com as atrizes Yohama Eshima e Claudia Raia. Assim, não podemos dizer que é impossível engravidar após este período, mas que as chances ficam cada vez menores.

Existem alguns exames que podem ser realizados para avaliar a função ovariana e determinar se uma mulher está na menopausa ou não. Esses exames podem ajudar a identificar a possibilidade de engravidar durante a menopausa. 

Um desses exames é o hormônio folículo-estimulante (FSH) que tem como papel fundamental a regulação do ciclo menstrual. Durante a menopausa, os níveis de FSH aumentam significativamente, e um resultado elevado pode indicar que a mulher está com a fertilidade reduzida.

Outro exame que pode mostrar suas chances de engravidar na menopausa é o hormônio luteinizante (LH) que indica a fertilidade da mulher. Se os valores estiverem altos, o LH mostra a chegada da menopausa.

O estradiol é um hormônio estrogênio produzido pelos ovários também pode ser utilizado nessa análise. Pois, uma baixa concentração de estradiol no sangue pode indicar que a mulher está na menopausa.

O que podemos concluir é que a mulher na menopausa pode engravidar – ainda que sejam casos raros – e, diante disto, se você deseja evitar a gravidez, é recomendado que continue utilizando métodos contraceptivos.

**Acompanhe todos os nossos post com muita informação diariamente no nosso Instagram AQUI.

**Quer saber em qual fase da menopausa você está e o nível de sintomas, não deixe de acessar nossa AVALIACAO AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − um =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.