Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A menopausa precoce (que ocorre antes do 45 anos) e insuficiência ovárica prematura (que ocorre antes dos 40 anos) ocorre em cerca de 1 a 3% das mulheres. Por vezes, podemos estar perante uma situação de falência do ovário que não é permanente, possivel uma futura gravidez.

As causas que podem levar a esta situação clínica podem ser alterações genéticas, doenças autoimunes, infeções, cirurgias, quimioterapia, radioterapia e alguns fatores ambientais. No entanto, numa grande percentagem dos casos pode não ser identificada a causa.

Clinicamente, as manifestações podem começar por alterações menstruais, a mulher permanece vários meses em amenorreia (sem menstruação). Os sintomas vasomotores podem estar presentes em 85% das mulheres. As manifestações clínicas associadas à menopausa (sintomas vasomotores, alterações de humor e cognitivas, alterações do aparelho urogenital, alterações ósseas e cardiovasculares) estão igualmente presentes nestes casos. No entanto, a insuficiência ovárica prematura está associada a um maior risco cardiovascular e a uma possível diminuição da esperança de vida, sendo importante a adoção de medidas preventivas como não fumar, praticar exercício físico regular e manter peso adequado, e instituição de terapêutica indicada.

Fonte: www.saudebemestar.pt

Drª Cátia Carnide, médica ginecologista (NOM 43690).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − dois =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.