Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Menopausa tem tratamento? 5 dúvidas respondidas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

1. Menopausa tem tratamento?

Muitas mulheres se perguntam: Menopausa tem tratamento? Antes de responder esta questão precisamos reafirmar alguns pontos essenciais sobre o assunto.

Para começar, a menopausa é um período natural e inevitável na vida de uma mulher, marcando o fim da fase reprodutiva. Geralmente, ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, embora a idade possa variar de mulher para mulher. 

Durante esse estágio, os ovários deixam de produzir óvulos e ocorre uma redução significativa na produção dos hormônios estrogênio e progesterona. Essa diminuição hormonal pode resultar em diversos sintomas desconfortáveis e afetar a qualidade de vida das mulheres.

Por conta destes sintomas, cria-se um mito de que a menopausa é uma doença, mas não é verdade! A menopausa não deve ser considerada uma enfermidade, pois faz parte do ciclo da vida.

Durante o período de transição entre a fase reprodutiva e o fim dela, o corpo precisa se ajustar às mudanças e é nessa fase que os médicos mais recebem pacientes questionando se a menopausa tem tratamento.

As queixas mais comuns são de ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor, distúrbios do sono, ressecamento vaginal, diminuição da libido e irregularidades menstruais. Mas não são os únicos sintomas.

Felizmente, existem várias opções de tratamento para aliviar essas queixas e melhorar a qualidade de vida das mulheres durante a menopausa. Se você está entrando nessa fase e não sabe o que fazer, entenda que é perfeitamente possível viver bem, mas é necessário encontrar apoio médico.

A seguir, vamos responder às principais dúvidas sobre o tratamento para menopausa a fim de esclarecer de uma vez por todas os mitos relacionados à esta fase.

2. Existe remédio para menopausa?

Muitas pessoas acreditam que exista um remédio capaz de curar a menopausa, mas esta informação não procede.

Não há um remédio único para a menopausa, pois não se trata de uma doença, como falamos acima. Logo, o que podemos falar é que a menopausa tem tratamento.

A mulher na fase da menopausa deve procurar um médico para orientá-la quanto ao melhor tipo de procedimento que ela pode adotar. Isso só será possível depois que o profissional solicitar exames e então, com eles em mãos, entender bem o seu quadro clínico.

Como os sintomas trazem desconforto, o remédio ou tratamento indicado terá como objetivo ajudar a aliviá-los e assim melhorar a qualidade de vida da paciente. 

3. Qual melhor tratamento para menopausa?

Existem várias opções de tratamento para aliviar os sintomas, mas não é possível dizer qual deles é o melhor. Cada caso deve ser observado por médicos ginecologistas ou endocrinologistas para então iniciar a prescrição de terapias.

Uma das opções mais conhecidas e amplamente utilizada é a terapia de reposição hormonal (TRH) que consiste na administração de estrogênio e, às vezes, de progesterona para compensar a diminuição natural desses hormônios.

Apesar de ser o tratamento mais indicado, não é o único disponível e nem todos os médicos vão cuidar de suas pacientes através deste método.

“‘É preciso uma avaliação médica individualizada para a indicação da terapia de reposição hormonal, pois existem mulheres que devido histórico clínico não poderão utilizar deste tratamento”.

Outras abordagens não hormonais podem ser adotadas para tratar os sintomas da menopausa, respeitando a idade e as queixas da paciente para então encontrar o procedimento mais adequado.

Terapias complementares, como acupuntura, fitoterapia e técnicas de relaxamento, também podem ser consideradas para ajudar a reduzir os sintomas, assim como praticar exercícios físicos regularmente, adotar uma alimentação saudável e equilibrada.

4. Como tratar menopausa de forma natural?

O tratamento da menopausa de forma natural pode ser uma abordagem preferida por algumas mulheres, mas assim como no caso dos medicamentos, não é possível indicar um único procedimento.

Nesta linha, podemos sugerir, para quem quer saber se menopausa tem tratamento natural, que existem opções na fitoterapia que podem melhorar o sono e o humor de forma natural.

Suplementos são opções em muitos casos, pois ajudam o organismo a absorver nutrientes que são perdidos durante a menopausa. No entanto, é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação para garantir a segurança e eficácia do tratamento.

5. Reposição hormonal para tratamento da menopausa

A reposição hormonal para tratar a menopausa consiste na administração de progesterona e estrogênio. A produção desses hormônios caem naturalmente a partir dos 45 anos, iniciando assim o fim da vida fértil.

O tratamento pode ser feito com comprimidos, adesivos, géis, cremes e até mesmo injeções. A forma de administração e a dosagem podem variar de acordo com as necessidades individuais de cada mulher.

“Apenas médicos podem indicar a reposição hormonal e só depois de analisar bem as condições de saúde da paciente, pois existe contra indicação.”

Em casos de menopausa precoce, a reposição hormonal é a mais indicada por conta dos benefícios como preservar a densidade óssea e reduzir as chances de problemas cardiovasculares.

É importante destacar que a reposição não é adequada para todas as mulheres. Existem contraindicações e riscos associados ao uso da terapia hormonal, por isso que a avaliação médica é importante.

6. O que acontece se não tratar a menopausa?

Talvez você não saiba, mas se os sintomas da menopausa não forem tratados, muitas mulheres podem experimentar um impacto significativo na qualidade de vida e bem-estar geral. 

Como não é possível evitar a menopausa, o tratamento é a única opção para reverter estes sintomas que podem ser desagradáveis.

O tratamento também pode reduzir os riscos de desenvolvimento de osteoporose, que é uma condição caracterizada pela fragilidade óssea e maior suscetibilidade a fraturas. O mesmo acontece com doenças cardiovasculares que estão associadas com a queda hormonal nas mulheres. 

Portanto, tratar os sintomas da menopausa e adotar medidas preventivas para proteger a saúde óssea e cardiovascular é importante para manter a qualidade de vida e reduzir o risco de complicações a longo prazo.

7. Sim! Menopausa tem tratamento

Agora que você já sabe mais que menopausa tem tratamento e quais são as opções disponíveis. Consulte seu médico e converse com ele sobre as recomendações que ele pode fazer.

Aqui no site Plenapausa você vai encontrar outros conteúdos sobre este assunto. O objetivo é mostrar para as mulheres que é possível viver bem com a menopausa. 

Outras dúvidas serão respondidas sobre o tema, por isso, compartilhe com suas amigas que estão entrando nesta mesma fase que você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.