Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

O que muda no corpo da mulher na menopausa?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma mulher na menopausa passa por diversas mudanças em seu corpo, alterações essas que merecem ser divulgadas para que essas novas características sejam encaradas como um processo natural, não como um problema.

É difícil determinar claramente com que idade uma mulher entra na menopausa. No Brasil, a média é entre os 45 e 55 anos, sendo que antes dos 40 anos é considerada a menopausa precoce.

Com a proximidade da menopausa, o corpo da mulher começa a mudar, pois a diminuição hormonal interfere e muito em vários aspectos, como cansaço, dores, ganho ou perda de peso e muito mais.

Hoje, vamos listar algumas das principais mudanças no corpo da mulher na menopausa para que você consiga entender e até mesmo identificar as alterações que você tem percebido.

Por que o corpo da mulher na menopausa muda?

Essas mudanças físicas que ocorrem durante a menopausa estão diretamente relacionadas às flutuações hormonais que ocorrem no corpo da mulher.

O estrogênio e a progesterona, dois hormônios sexuais femininos, desempenham papéis cruciais em várias funções corporais. Durante a menopausa, os ovários gradualmente reduzem a produção desses hormônios, o que leva a uma série de alterações no corpo.

Sendo assim, o corpo da mulher na menopausa apresenta muitos sinais. Se você já sente alguns sintomas da menopausa, faça o teste online de menopausa da PlenaPausa para saber em qual fase do climatério está. Esse teste é totalmente gratuito e eficaz. Clique aqui.

Há alguns sintomas que são muito comuns e que todos associam à menopausa, como são as ondas de calor. Mas existem muitas outras mudanças que você, mulher, pode apresentar no seu corpo quando estiver entrando na menopausa.

Mudanças na pele, secura vaginal, ganho de peso, dores musculares, alterações nos cabelos, entre outros também servem de alerta.

10 alterações no corpo da mulher na menopausa

Confira dez mudanças no corpo da mulher na menopausa que são comuns. Antese, saiba que não serão todas que terão estes sintomas e que também não são todos eles que se manifestam ao mesmo tempo.

Cada mulher é única, assim, a forma como ela vive e sente o climatério também será. Aqui no PlenaPausa nós falamos sobre todo o processo para que você tenha informações e saiba procurar o tratamento correto para reduzir os sintomas e ter mais qualidade de vida.

Confira:

1- Ondas de Calor

A mulher na menopausa vive a diminuição hormonal que pode afetar o sistema de regulação da temperatura do corpo, levando a flutuações abruptas na temperatura e causando as ondas de calor.

2- Alterações na Pele

O estrogênio é responsável por manter a pele hidratada, elástica e saudável. Com a redução dos níveis de estrogênio, a pele pode perder sua capacidade de reter umidade, tornando-se mais fina e seca.

3- Secura Vaginal

Os hormônios produzidos nos óvulos são cruciais  para manter a lubrificação vaginal adequada, a elasticidade dos tecidos e a saúde geral da mucosa vaginal. A diminuição dos níveis de estrogênio pode causar ressecamento e afinamento das paredes vaginais, um sintoma muito comum quando falamos em mulher na menopausa.

4- Mudanças Genitais

A perda de elasticidade e o afinamento dos tecidos estão relacionados à diminuição do estrogênio, afetando a aparência e o conforto da área genital.

5- Dor nas Articulações e Músculos

Embora a relação exata não seja completamente compreendida, a diminuição hormonal também influencia na saúde das articulações e dos músculos, potencialmente contribuindo para dores e desconforto que prejudicam muito o dia a dia da mulher na menopausa.

6- Ganho de Peso

A queda nos níveis de estrogênio pode afetar o metabolismo e a distribuição da gordura no corpo, favorecendo o ganho de peso, especialmente na região abdominal.

7- Perda de Massa Óssea

Uma mulher na menopausa precisa ficar em alerta quanto à massa óssea, pois o estrogênio desempenha um papel importante na manutenção da densidade dos ossos. A diminuição dos níveis deste hormônio durante esta fase pode aumentar o risco de osteoporose.

8- Alterações Capilares

O estrogênio também influencia a saúde do cabelo, e a sua diminuição pode resultar em mudanças na textura e densidade capilar.

9- Mudanças no Ciclo Menstrual

A mulher na menopausa começa a notar ciclos menstruais irregulares. À medida que os níveis de estrogênio e progesterona diminuem, os ciclos menstruais podem se tornar menos previsíveis e isso se torna um grande incômodo. 

10- Alterações na Mama

A densidade e a sensibilidade das mamas podem ser afetadas pela diminuição dos níveis de estrogênio e progesterona, sendo assim, a mulher na menopausa poderá notar mudanças no tamanho e na sensibilidade dos seios.

Se você se identificou com um ou mais desses sintomas, vale a pena consultar um médico e pedir exames que possam comprovar a chegada da menopausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.