1. O que é menopausa? Quando acontece a menopausa?
A menopausa é definida como o último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre antes dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.
O termo menopausa é, muitas vezes, utilizado para designar o climatério, que é a fase de transição do perÃodo reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher.Â
A principal caracterÃstica da menopausa é a parada das menstruações. Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como um problema de saúde, por causa dos seus muitos sintomas. Apesar de poder apresentar dificuldades, o climatério é um perÃodo importante e inevitável na vida da mulher, devendo ser encarado como um processo natural, e não como doença.
2. Identificando os sintomas da menopausa
Para muitas mulheres, a chegada da menopausa é acompanhada de alguns sintomas como:
- irregularidades menstruais
- menstruações mais escassas
- hemorragias
- menstruações mais ou menos frequentes
Outros sinais e sintomas caracterÃsticos como ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia (enfraquecimento ou definhamento) dos órgãos genitais, aparecem em seguida.
Depois de um longo perÃodo produzindo óvulos, os ovários encerram suas atividades. O problema é que, neste perÃodo, também entram em declÃnio dois importantes hormônios para o organismo feminino: o estrogênio e a progesterona.Â
Este desequilÃbrio hormonal traz uma série de sintomas para as mulheres maduras. Os sinais que indicam o inÃcio do declÃnio reprodutivo feminino são chamados de climatério, perÃodo em que o corpo da mulher se prepara para deixar de ser fértil.
Neste momento, é importante ficar atenta às transformações pelas quais seu corpo está passando. Caso os sintomas do climatério estejam prejudicando a qualidade de vida, é importante buscar ajuda médica.
Todos os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folÃculos) dos ovários já presentes quando nasce uma menina. Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa). Mulher nenhuma é capaz de formar novos folÃculos para repor os que se foram. Quando morrem os últimos deles, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, caem irreversivelmente.
“Importante ressaltar que quando a mulher passa 12 meses sem menstruar, a partir da última menstruação dizemos que ela encerrou seu perÃodo fértil e entrou oficialmente na menopausa”
Tem duvidas se está na menopausa? Faça sua avaliação AQUI e saiba em qual fase da menopausa você está e o nÃvel de sintomas!