Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

1. Quando acontece a menopausa?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

1. O que é menopausa? Quando acontece a menopausa?

A menopausa é definida como o último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre antes dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

O termo menopausa é, muitas vezes, utilizado para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher. 

A principal característica da menopausa é a parada das menstruações. Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como um problema de saúde, por causa dos seus muitos sintomas. Apesar de poder apresentar dificuldades, o climatério é um período importante e inevitável na vida da mulher, devendo ser encarado como um processo natural, e não como doença.

2. Identificando os sintomas da menopausa

Para muitas mulheres, a chegada da menopausa é acompanhada de alguns sintomas como:

  • irregularidades menstruais
  • menstruações mais escassas
  • hemorragias
  • menstruações mais ou menos frequentes

Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia (enfraquecimento ou definhamento) dos órgãos genitais, aparecem em seguida.

Depois de um longo período produzindo óvulos, os ovários encerram suas atividades. O problema é que, neste período, também entram em declínio dois importantes hormônios para o organismo feminino: o estrogênio e a progesterona. 

Este desequilíbrio hormonal traz uma série de sintomas para as mulheres maduras. Os sinais que indicam o início do declínio reprodutivo feminino são chamados de climatério, período em que o corpo da mulher se prepara para deixar de ser fértil.

Neste momento, é importante ficar atenta às transformações pelas quais seu corpo está passando. Caso os sintomas do climatério estejam prejudicando a qualidade de vida, é importante buscar ajuda médica.

Todos os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes quando nasce uma menina. Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa). Mulher nenhuma é capaz de formar novos folículos para repor os que se foram. Quando morrem os últimos deles, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, caem irreversivelmente.

“Importante ressaltar que quando a mulher passa 12 meses sem menstruar, a partir da última menstruação dizemos que ela encerrou seu período fértil e entrou oficialmente na menopausa”

Tem duvidas se está na menopausa? Faça sua avaliação AQUI e saiba em qual fase da menopausa você está e o nível de sintomas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − cinco =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.