Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Receba 10%OFF em sua primeira compra com o cupom "PLENA10"

Teste de menopausa caseiro funciona mesmo? 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma empresa de testes de gravidez resolveu lançar nos Estados Unidos um teste de menopausa para que as mulheres possam saber se estão perdendo a capacidade de ovulação ou não.

De acordo com a Clearblue, responsável pela novidade, o teste permite determinar qual é o estágio do climatério em que a mulher se encontra apenas testando os níveis hormonais através da urina.

A chefe de assuntos científicos e médicos da Clearblue, Lucy Broadbent, disse que o objetivo é esclarecer toda a confusão e tabus em volta do assunto.

O teste de menopausa está disponível nas prateleiras daquele país desde agosto deste ano, mas alguns especialistas estão céticos de que ele realmente funciona e se pode ser levado em consideração.

Como saber se o teste de menopausa funciona?

Para a diretora assistente do Centro de Saúde da Mulher da Clínica Mayo, doutora Ekta Kapoor, um teste instantâneo de níveis hormonais não pode ser eficaz por conta das oscilações que as mulheres sofrem.

De acordo com ela, o resultado pode ser diferente de uma semana para outras, o que pode dificultar a compreensão dos resultados.

O teste de menopausa da Clearblue foi projetado para detectar altos níveis do hormônio folículo-estimulante (FHS). Este hormônio aumenta antes da ovulação e depois diminui. Com o avançar da idade, o FSH se tornar mais irregular.

Mas há algumas condições que a própria marca informa: o teste não é eficaz quando é utilizado por uma mulher que faz uso de anticoncepcionais hormonais, nem para as que sofrem com síndrome do ovário policístico.

No mercado brasileiro há outras marcas disponíveis que também prometem um teste de menopausa caseiro. Após urinar no local demarcado, o teste mostra se a concentração de FSH é igual ou superior à sensibilidade de detecção de 25mU/ml.

O resultado é positivo se a linha teste for igual ou mais forte que a linha controle. Caso contrário, o teste de menopausa caseiro mostrará que a mulher não está na menopausa.

Ainda assim, por conta das flutuações naturais do corpo da mulher, o teste caseiro não é tão eficaz quanto às demais avaliações que devem ser solicitadas por um médico.

Há vários sintomas que são indicativos de menopausa, como a menstruação irregular, por exemplo, as ondas de calor, mudanças de humor, entre outros. Confira aqui os sintomas mais comuns da menopausa.

Qual teste de menopausa realmente funciona?

teste de menopausa caseiro
Foto: Freepik

A PlenaPausa, fundada em agosto de 2021 por Márcia Cunha Shimizu e Carla Moussalli é uma femtech que visa auxiliar mulheres que estão atravessando o climatério e menopausa.

Para isso, a empresa conseguiu digitalizar um protocolo médico que é o teste de menopausa mais eficiente e seguro que existe no mundo para poder identificar em qual estágio do climatério a mulher está.

Trata-se do Índice Menopausal de Kupperman conhecido como um dos instrumentos mais utilizados na avaliação clínica da sintomatologia, que envolve onze sintomas ou queixas relacionados à menopausa.

Em alguns minutos, a mulher responde às questões e, no final, recebe uma avaliação de qual estágio se encontra.

São perguntas sobre sintomas que já estão presentes na vida da mulher, serão eles que indicarão o estágio atual. Com esses dados, é possível descobrir quais produtos utilizar para aliviar os sintomas.

Mas não é só isso, a PlenaPausa é uma plataforma de conhecimento onde a mulher consegue entender tudo o que está acontecendo com seu corpo, quais exames pode solicitar ao médico e até mesmo qual médico procurar para ter acompanhamento.

Com o teste de menopausa da PlenaPausa você poderá identificar qual estágio do climatério você se encontra. Esses estágios são: a pré menopausa, perimenopausa e a pós-menopausa.

A pre e perimenopausa é a fase que antecede a menopausa. Geralmente começa alguns anos antes da menopausa real. Durante a perimenopausa, os níveis hormonais, especialmente de estrogênio, começam a flutuar, levando a sintomas como irregularidade menstrual, ondas de calor, alterações de humor, problemas de sono, entre outros.

A menopausa é definida como o momento em que uma mulher não teve menstruação por 12 meses consecutivos. Geralmente ocorre por volta dos 45-55 anos. Neste ponto, os ovários param de liberar óvulos e os níveis hormonais, como estrogênio e progesterona, diminuem significativamente, o que pode causar uma série de sintomas.

Já a pós-menopausa é a fase que começa após a menopausa e dura o restante da vida da mulher. Durante a pós-menopausa, muitos dos sintomas associados à perimenopausa diminuem, mas as mudanças hormonais podem levar a questões de saúde a longo prazo, como osteoporose e doenças cardíacas, devido à diminuição dos níveis de estrogênio.

Faça agora mesmo o teste de menopausa e veja em qual fase você se encontra e como melhorar os sintomas de cada etapa. Clique aqui e descubra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 16 =

Veja também:

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Comece a digitar para ver os produtos que procura.