Perimenopausa

Perimenopausa: 10 Sintomas e como tratarĀ 

perimenopausa

JƔ ouviu falar em perimenopausa? Qual Ʃ a diferenƧa entre perimenopausa, menopausa precoce e menopausa? Quais os sintomas? Existe tratamento?

Muitas mulheres têm dúvidas sobre essas questões, até porque, de forma natural, chamamos de menopausa todo o período de transição da idade fértil até quando a mulher deixa de produzir óvulos e para de menstruar.

Acontece que, a menopausa é o período caracterizado apenas após 12 meses ininterruptos sem a menstruação. Antes deste período, a mulher estÔ na perimenopausa.

A seguir, você vai entender melhor sobre este termo e poderÔ determinar qual é a sua fase atual para poder procurar ajuda médica e aprender a ter uma vida com mais qualidade e sem os sintomas que causam incÓmodos.

O que Ć© perimenopausa?

A perimenopausa é o estÔgio que precede a menopausa e marca o início das mudanças hormonais. Durante essa fase, os ovÔrios começam a produzir menos estrogênio, o hormÓnio feminino responsÔvel pelo ciclo menstrual e pela regulação de diversos processos no corpo da mulher. 

Essas flutuaƧƵes hormonais podem ocorrer por vƔrios anos antes da menopausa propriamente dita. ComeƧando na faixa dos 40 anos. Algumas mulheres podem sentir os primeiros sintomas jƔ na casa dos 30 anos.

A duração da perimenopausa varia de mulher para mulher, mas, em média, pode durar de dois a oito anos. Durante esse período, os ciclos menstruais podem se tornar irregulares, com alterações no fluxo e na frequência das menstruações.

Qual a diferenƧa entre perimenopausa e menopausa?

A menopausa é definida como a ausência de menstruação por 12 meses consecutivos, enquanto a perimenopausa refere-se ao período de transição que antecede a menopausa. 

Ou seja, a mulher passarÔ primeiro pela perimenopausa e só depois que seu corpo reduzir de forma significativa a produção dos hormÓnios e ela parar de ovular é que chegarÔ a menopausa.

Sintomas da prƩ-menopausa

Durante a perimenopausa, os níveis hormonais, especialmente de estrogênio, começam a flutuar, levando a mudanças no ciclo menstrual e ao surgimento de sintomas.

Os principais sintomas que sinalizam o início desta fase são:

  • AlteraƧƵes no ciclo menstrual – A perimenopausa Ć© marcada por irregularidades menstruais, como ciclos mais curtos ou mais longos, fluxo menstrual mais intenso ou mais leve e ausĆŖncia ocasional de menstruação.
  • Ondas de calor – Os fogachos sĆ£o aquela famosa sensação sĆŗbita de calor intenso que se espalha pelo corpo, geralmente acompanhada de sudorese e palpitaƧƵes cardĆ­acas.
  • Suores noturnos – Sudorese intensa durante a noite, muitas vezes acompanhada por uma sensação de calor intenso, podendo levar a perturbaƧƵes do sono.
  • DistĆŗrbios do sono – Dificuldade em adormecer, insĆ“nia, despertar frequente durante a noite e sono fragmentado.
  • AlteraƧƵes no humor – FlutuaƧƵes de humor, irritabilidade, ansiedade, depressĆ£o e sensação de tristeza.
  • Ganho de peso – MudanƧas no metabolismo e redistribuição da gordura corporal, resultando em um aumento de peso, principalmente na regiĆ£o abdominal.
  • Diminuição da libido – Redução do desejo sexual e diminuição da sensibilidade genital.
  • Secura vaginal – Ressecamento e perda de elasticidade na regiĆ£o vaginal, podendo causar desconforto durante as relaƧƵes sexuais.
  • Fadiga – Sensação constante de cansaƧo e diminuição da energia e da resistĆŖncia fĆ­sica.
  • Problemas de memória e concentração – Dificuldade em lembrar-se de informaƧƵes recentes, falta de concentração e lapsos de memória.

Existe tratamento para a perimenopausa?

Se você indentificou mais de um desses sintomas que listamos acima, hÔ grandes chances de você estar na fase pré-menopausa. 

Para ter certeza, é importante procurar um médico que solicitarÔ uma série de exames para comprovar a perda de função dos ovÔrios.

Vale lembrar que a perimenopausa é uma fase da vida da mulher em que acontece a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Ou seja, não é uma doença.

Todavia, os sintomas gerados pelas alteraƧƵes hormonais podem trazer incƓmodos que tornam o dia a dia mais difƭcil, e para eles sim existem tratamentos.

Para cada mulher hÔ uma indicação de tratamento ideal, apenas o médico poderÔ te indicar o que deve ser feito para controlar esses sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.

Algumas mulheres poderĆ£o receber indicação de tratamento de reposição hormonal, outras poderĆ£o procurar alternativas sem hormĆ“nios e atĆ© mesmo optar pela suplementação como indicamos aqui com o nosso KIT PLENAPAUSA – para o alĆ­vio integral dos sintomas da menopausa.

Em todos os casos, a melhora significativa na qualidade de vida estarÔ na mudança de hÔbitos. A mulher na perimenopausa precisa fazer escolhas melhores na alimentação e procurar incluir atividades físicas na sua rotina.

*** LEIA TAMBƉM ESSA MATERIA sobre nosso Kit Plenapausa que saiu na Revista Harpers Bazar contando um pouco sobre nossos produtos!

Deixe um comentƔrio

O seu endereço de e-mail não serÔ publicado. Campos obrigatórios são marcados com *